sábado, 13 de junho de 2026

Mostra games - EDUTIC

Na segunda-feira (08/06), vivenciei um momento extremamente significativo: a mostra de jogos elaborados pelos estudantes do curso de Pedagogia, do Centro de Educação (CEDU/UFAL). A atividade representou muito mais do que uma simples exposição de produções acadêmicas; tratou-se de uma experiência formativa potente, que articulou teoria e prática de maneira criativa, crítica e intencional.

Os jogos apresentados foram construídos a partir dos conteúdos trabalhados ao longo do semestre, sob a orientação do professor Fernando Pimentel e da professora Débora Letícia, no contexto do estágio docente. A proposta esteve ancorada na compreensão de que a formação de professores precisa romper com modelos tradicionais, centrados na transmissão de conteúdos, e avançar em direção a práticas pedagógicas mais dinâmicas, participativas e inovadoras. Nesse sentido, o uso do lúdico e da gamificação mostrou-se como uma estratégia potente para ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que convida os futuros docentes a refletirem sobre suas próprias práticas.

A mostra configurou-se como um momento de culminância de uma trilha formativa construída ao longo do semestre, organizada em uma perspectiva gamificada, inspirada na narrativa da saga Harry Potter. Essa escolha não apenas engajou os estudantes, mas também evidenciou o potencial das narrativas como elemento estruturante de experiências educativas mais imersivas e significativas.

Um aspecto que me chamou especialmente a atenção foi o nível de alinhamento entre as produções dos estudantes e as discussões que temos desenvolvido nas aulas de Tecnologias Digitais na Educação (TDE) no doutorado. Ainda que em um nível introdutório, os estudantes já demonstravam apropriação de referenciais teóricos importantes, mobilizando autores e conceitos relacionados às políticas públicas educacionais, ao uso pedagógico das tecnologias digitais e à necessidade de superação de um uso meramente instrumental dessas ferramentas. Foi possível perceber, nas falas e nos jogos apresentados, indícios de uma compreensão crítica sobre o papel das tecnologias na educação, bem como sobre os desafios estruturais, formativos e pedagógicos que atravessam esse campo.

Além disso, destacou-se a capacidade dos estudantes de traduzirem conceitos teóricos em propostas concretas, evidenciando uma formação que começa a articular intencionalidade pedagógica, criatividade e reflexão crítica. Esse movimento é fundamental para a construção de práticas docentes mais conscientes, capazes de dialogar com as demandas contemporâneas da educação.

Por fim, fica o reconhecimento e a valorização de todos e todas que fizeram parte dessa trajetória ao longo do semestre. A mostra não foi apenas um ponto de chegada, mas também um indicativo de caminhos possíveis para uma formação docente mais engajada, inovadora e comprometida com a transformação das práticas educativas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Quase) Finalização da disciplina e um gostinho de saudades

 Primeiramente, antes de falar sobre mim, gostaria de dizer que essa disciplina foi muito diferente do que eu pensei, mas diferente para um ...